Publicado em: 22 de junho de 2020
Nutrologia médica e Suplementação
Compartilhe
Muito tem sido falado sobre o uso de nutracêuticos orais na prática da nutrologia.
Afinal o que são? Para que servem? Funcionam?
O termo “nutracêutico” vem da junção das palavras nutriente + farmacêutico.
São produtos que contêm um ou mais ingredientes biologicamente ativos que foram isolados ou purificados de alimentos e que são comercializados sob a forma de preparações medicinais, sendo utilizados para suplementar a dieta.
São substâncias que por possuírem efeitos antioxidantes, reduzem a formação de radicais livres no organismo e, portanto, previnem:
- os processos de envelhecimento e
- dano solar na pele, por exemplo.
No Brasil os nutracêuticos são divididos em duas grandes categorias, a dos alimentos funcionais, ou superalimentos, e a dos compostos bioativos, ou suplementos alimentares.
Alimento funcional é aquele natural ou enriquecido que além, das funções nutrológicas básicas, contribui para a manutenção da saúde e a redução do risco de doenças. Idealmente deve estar inserido em um hábito alimentar variado, equilibrado e natural, para que os nutrientes estejam preservados em concentração e atividade.
Nutrologia – Prescrição
Quando falamos de prescrição adequada destes nutracêuticos, a mesma deve contar com os mesmos cuidados com que se faz qualquer prescrição médica:
- partindo da avaliação clínica e
- o diagnóstico das necessidades individuais para cada organismo.
Isso inclui uma visita ao médico, que irá realizar todo histórico clínico somado ao exame físico e avaliação completar com exames de sangue e imagem, quando necessário.
A título de curiosidade a Nutrologia é então uma especialidade médica que tem como agentes os nutrientes agindo em todo o organismo humano e é diferente das especialidades que tratam de órgãos ou sistemas. Distúrbios nutricionais, doenças nutricionais são então aqueles que têm como agentes diretos ou indiretos os nutrientes; e nós médicos que atuamos nesta área visamos mostrar as funções básicas e fundamentais dos nutrientes no crescimento, no desenvolvimento físico e mental do ser vivo, em prevenir doenças crônicas, especialmente as crônicas degenerativas não-infecciosas, garantir a saúde, a qualidade de vida, diagnosticar e tratar distúrbios de nutrientes que acontecem em toda doença, nas quais os nutrientes são demonstrados estarem ligados.
Dra. Nathany Barbosa
Nutróloga
Inove Bem Estar Coworking